domingo, 17 de abril de 2011

Reflexões II






14.09.04 – A RAZÃO


O que é a RAZÃO? A resposta depende de quem a faz.

Muitas vezes, na nossa interpretação e conhecimentos, a resposta está totalmente errada, mas até por força das circunstâncias, somos obrigados a aceitá-la como certa. Esta atitude acomodativa, tantas vezes prejudicial a quem a pratica, pode estar evitando discussões e brigas que não levam a nada.

Mas, é importante que aquele que a aceita como certa, saiba manter a sua razão, não se deixando levar pela necessidade momentânea. E, aquele que dá o seu parecer errado, mas achando estar com a razão correta, verá mais tarde o seu erro e saberá reconhecer o caráter daquele que a aceitou como certa, embora soubesse estar errada.

Aprendemos que a razão é uma só, mas ela é interpretativa.

Portanto, não adianta levar ao ponto máximo, quando houver duplas interpretações. Estas considerações são feitas com o objetivo de chamar a atenção de todos os membros da Ordem Quaternária dos 49, de que quando falarem com outras pessoas sobre a nossa Ordem e nossos objetivos, não insistam, se não houver uma aceitação espontânea da outra parte.

A insistência pode criar um radicalismo prejudicial, barrando à todas as possibilidades futuras de um entendimento.

O tempo e os fatos virão mais tarde mostrar aos outros com que estava com a razão. Por isso, sejam ponderados em suas argumentações.

A Ordem pode crescer, mas este crescimento tem que ser pautado pela livre aceitação, para que possa florescer o estado de Consciência.

Este aviso é só uma prevenção para evitar dissabores a vocês.



Mensagens extraídas de textos da OFL
Direitos Autorais: Ordem dos Filhos da Luz
Publicação permitida com citação de fonte